Santa Casa da Misericórdia de Cascais


CENTRO DE ALOJAMENTO TEMPORáRIO DE TERCENA

O Centro de Alojamento Temporário de Tercena é, desde 2005, um Lar que acolhe 48 crianças / jovens em risco, com idade igual ou superior a 4 anos que, por decisão judicial, nos foram confiados.

Cabe-nos a responsabilidade de lhes assegurar um ambiente familiar e securizante, um crescimento físico e psicológico saudável, promover o seu equilíbrio emocional e o seu desenvolvimento cognitivo e afectivo. O nosso propósito é que o acolhimento seja a criação de uma nova esperança.

Estamos localizados na Quinta de Santo António em Tercena, numa bonita casa secular, rodeada por um excelente espaço verde aonde estão implantados um campo de jogos polivalente, um campo de voley de praia e um parque infantil, generosamente financiados por mecenas. A casa tem 4 pisos, distribuídos por zona de refeitório, cozinha e lavandaria; zona de estar (sala de estar, gabinetes, salas de actividades, capela, ateliers); zonas de quartos. Existe ainda um edifício anexo com 2 pisos, que dispõe de um ginásio , uma sala de actividades para as crianças e um armazém de donativos.



(A Casa)

Naquela que passa a ser a sua casa, a criança pode receber diariamente visitas de familiares ou de amigos, tem espaços lúdicos e de trabalho e participa nas diversas actividades do dia a dia. Conta com uma equipa genuínamente disponível que partilha com ela experiências humanas equilibradas e gratificantes, trabalhando muito ao nível dos afectos e acreditando fortemente no potencial de crescimento e no lado saudável de cada uma, mesmo que as vivências passadas sejam muito traumáticas.

O conforto, a cor e a alegria devem passar a fazer parte integrante do dia-a-dia destas crianças.

É muito gratificante, e constitui um factor de enorme motivação, observar a evolução gradual de cada uma, ao longo do período de acolhimento.

A equipa de trabalho é constituído por 32 elementos, divididos por três turnos, e conta com o apoio semanal  de uma médica pediatra.

Pretendemos desenvolver um trabalho cada vez mais exigente e inovador, com uma gestão eficaz dos recursos disponíveis.

Valorizamos o estabelecimento de parcerias com a sociedade civil que constituem uma mais-valia para a nossa intervenção. A boa articulação com entidades públicas e privadas que lidam com a problemática das crianças/jovens em risco, tem sido essencial para o sucesso da nossa intervenção.


(Sala de Brinquedos)

(Sala de Convívio)

 





seara.com
© Santa Casa da Misericórdia de Cascais
Todos os direitos reservados